sexta-feira

Amizade! (Friendship!), 2010 de Markus Goller




Amizade! (Friendship!) é leve, engraçado e carrega a dose certa de um drama legítimo. É um filme alemão, que conta a história de dois amigos que deixam Berlim Oriental e ganham a América. O destino é São Francisco, onde um deles vai em busca do pai. Sem falar nada de inglês, as únicas palavras que falam é 'amizade' e 'somos comunistas', os garotos enfrentam problemas, conhecem pessoas, questionam a amizade, e o final é melhor do que eu esperava. Aliás quanto mais eu assistia, mais o filme me surpreendia. O roteiro é bem escrito, é baseado em fatos reais, os garotos são inteligentes, espirituosos, têm conteúdo e ele é usado a favor do filme.
Posso dizer que tirei sorte grande por assistir a um filme assim na entediante TV a cabo. Se a TV aberta é ruim, a fechada está cada vez pior. Já que locadoras cada vez existem menos, o film business deveria disponibilizar as obras na enorme quantidade de canais de cinema da TV fechada. Ou então acaba logo com eles e disponibiliza o serviço de 'locadora' online, na própria TV, como já existe, mas com filmes relevantes, não esse monte de besteirol que passa nos telecines e HBOs.
Mas voltando ao filme, ele me deu outro presente. Pensar a amizade entre os sexos opostos. Será que a amizade entre os garotos é mais verdadeira quanto a amizade entre as garotas? Será que a quantidade de hormônios embota a inteligência emocional feminina?
A lealdade entre as mulheres me parece mais rara que entre os homens. Se perdem em picuinhas menores, enquanto eles são mais práticos, ou sentam para conversar ou esquecem de fato. Têm um momento do filme que um diz pro outro - você foi um idiota - e OK! Eu fui um idiota. Superam logo. Se uma mulher diz para outra que ela foi uma idiota, a outra vai remoer uma amargura até parecer piegas. Tudo muito cansativo!
A lealdade é um sentimento mais nobre, está além, e o filme se torna mais especial por passar essa mensagem, por mostrar que em vários momentos eles escolhiam ser amigos, escolhiam e escolhiam... A vida é assim, nos obriga fazer escolhas, e escolher estar do lado de alguém é preciso que as duas partes queiram.
A amizade também é um ato de amor, também é preciso dedicação, atenção, renovação. Mas quando ela se renova, sobrevive a passagem do tempo, alcança um nível acima do mundano, não existe nada mais recompensador do que ter amigos, amigos verdadeiros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo filme. alguém tem legendado para download? por favor me avise! baixei por torrent mas está com o audio original (alemão) e sem legendas.

se alguem tiver a legenda em portugues ou ingles me mande um e-mail: johnnygiacomini@gmail.com

Muito Obrigado.!

Anônimo disse...

excelente filme vi na tv
muito bom mesmo
só que não conhece o Leste Europeu e não sabe sua história pode achar o filme uma comedia ingenua - fala muito mais da tragedia do isolamento que esta gente sofreu e ainda vão demorar gerações para melhorar

Wilson disse...

Muito bom o filme, demonstra justamente o belíssimo comentário de Sabrina. Principalmente sobre a qualidade dos filmes das tv's abertas e pagas! Parabéns pelo blog, e obrigado pela postagem!
Abraço!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...