terça-feira

Como pensar mais sobre sexo, de Alain de Botton




Colocando todo o preconceito de lado fui ler 'Como pensar mais sobre sexo'. Alguém que considero muito me falou muitas vezes nos últimos meses sobre o livro e a forma como a filosofia de Alain de Botton mudou sua forma de pensar o sexo. Enquanto andávamos pela livraria conversando sobre nossa vulnerabilidade na educação dos filhos o livro salta aos nossos olhos e finalmente trago-o para casa.
Com título um tanto quanto clichê, típico 'Como fazer...' síntese dos livros de auto-ajuda, o criador da The School of Life, espaço dedicado ao exercício da filosofia, com sede em Londres e com chegada breve no Brasil, coloca os livros do gênero publicados pelo instituto no patamar de filosofia. Sim, se pensarmos no verdadeiro significado da palavra, não deixa de estar com razão.
Não se trata de um manual a la Kama Sutra, e sim de análises do cotidiano e do nosso comportamento como ser sexual.
Os temas vão de masturbação a adultério, passando por sexo no casamento e a visão da pornografia num mundo virtual e globalizado que vivemos atualmente. De Botton sugere, por exemplo, que estamos canalizando nosso erotismo para modelos que geram vazio depois da satisfação, enquanto deveríamos sentir tesão por situações que pudessem de alguma forma ser transformadas numa fonte constante de prazer depois do sexo em si.
Também coloca amor e sexo como duas coisas completamente diferentes e na maioria das vezes excludentes uma da outra e com o mesmo peso de importância. Explica de onde vem o moralismo social que gera tantos tabus, fazendo com que o sexo vire algo pessoal demais para ser vivido tão abertamente em certas situações.
'Como pensar mais sobre sexo' é na verdade uma introdução ao tema, que merece maior profundidade antropológica. Para quem se interessa pelo assunto é uma boa porta de entrada. O livro faz parte de uma coleção de seis volumes que abordam temas existenciais sob uma ótica filosófica.



3 comentários:

Jorge Ramiro disse...

Há também literatura sobre sexo, eu realmente gosto deste tipo de literatura. E eu gosto de todos os tipos de literatura. Eu leio muito, porque eu realmente gosto de literatura. Mas a mente saudável, e corpo saudável. Então eu também faço um monte de esporte. Gosto de fazer esportes, porque me relaxa. Trabalho em ums hotéis em sp com ginásio para se exercitar. Então eu nao tenho que pagar, eu posso exercer no trabalho.

Helena Carvalho disse...

Teria esse livro em PDF para disponibilizar?

sabrina. disse...

Helena Carvalho

Não costumo ter livros em pdf, mas com o lançamento da School of Life no Brasil, eles disponibilizaram toda a coleção em livros digitais. Acho que vc encontra na Saraiva.

Abraço,
Sabrina

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...