quinta-feira

O bruxo, de Maria Adelaide Amaral




Algumas pessoas passam pela vida sem fazer grandes reflexões, outras procuram um sentido para tudo e rumam em busca de auto conhecimento.
O bruxo, de Maria Adelaide Amaral conta uma determinada época da história de uma mulher de cinquenta anos, que depois de vinte e cinco de casamento, filhos criados e estabilização profissional, está em busca de um amor que transcenda a sua concepção de amor, quer se apaixonar novamente e viver uma experiência sem culpa. Afinal, todas as paixões que viveu durante esse casamento foram carregadas de grande peso e angústia.
É chegado o momento do balanço, de fazer escolhas e descartar pessoas e situações que não agregam mais nada a ela. Depois de descobrir um problema de saúde e sentir a própria finitude, através do sofrimento Ana se renova, finalmente se separa do ex-marido, abre mão do amante e se desfaz de amigos que durante anos foram um peso carregado por gratidão.
Quando estamos fazendo de conta que estamos felizes e tudo caminha normalmente, vem o destino bater na nossa porta e passar uma rasteira para nos fazer reformular os pensamentos, mudar valores e recomeçar.


trechos...

"Eles se divertiam tanto, eram tão cúmplices, agora, que não se odiavam pelo gesto que não tinha sido feito, pela palavra que não era proferida. Eles se queriam tanto agora que não exigiam, que toleravam, que compreendiam, agora que não estavam mais apaixonados."

"Um dia, no curso do romance com o líder operário, Ana acordou para o fato de que era como as personagens de Clarice Lispector sobre as quais discorria em classe. Ela, que se julgava tão incomum, descobriu que afinal era igual às Anas comuns por meio de um fato trivial: a visão da janela de um quarto, onde havia uma manta posta ao sol. E, ao ser tocada pela imagem daquela manta vermelha, que contrastava com o armário branco ao fundo, a imagem confortável de um quarto, numa casa de tijolos que era o estereótipo de um lar, compreendeu por que tinha se casado com Pedro e também por que tão cedo não iria se separar."



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...