sexta-feira

Trem noturno para Lisboa



"Havia pessoas que liam e havia as outras. Era fácil distinguir se alguém era leitor ou não. Não havia maior distinção entre as pessoas do que esta. "

"Fiquei surpreso. Eu nunca lera a Bíblia de verdade, apenas conhecia as expressões mais famosas, como qualquer outra pessoa. Fiquei surpreso com a estranha mescla de coisas certas e bizarras. As vezes falávamos daquilo. 'Acho repugnante uma religião que gira em torno de uma história de execução', disse ele certa vez."

"De repente, senti um horror percorrendo o meu corpo e compreendi: sempre é assim. Dizer alguma coisa para outra pessoa: como podemos esperar que aquilo possa surtir efeito? O fluxo de pensamentos, imagens e sentimentos que passa por nós tem uma força tal que seria um milagre se não inundasse simplesmente todas as palavras que outra pessoa nos diz, relegando-as ao esquecimento, a não ser que coincidentemente, muito coincidentemente, combinem com as nossas próprias palavras."

"As histórias que os outros contam sobre nós e as histórias que nós mesmos contamos - quais delas se aproximam mais da verdade? É tão certo assim que sejam as próprias histórias? Somos autoridades para nós mesmos? Mas não é essa a questão que me preocupa. A verdadeira questão é: existe, nessas histórias, alguma diferença entre certo e errado? Nas histórias sobre coisas exteriores, sim. Mas quando tentamos compreender alguém em seu interior? Esta viagem algum dia chega a um fim? Será a alma um lugar de fatos? Ou seriam os supostos fatos apenas uma sombra fictícia das nossas histórias?"

"Era assim o sacerdote ateu: pensava as coisas até o fim. Sempre pensava tudo até o fim, não importava quão negras eram as consequências. As vezes, aquele seu jeito tinha algo de brutalidade, de autodilaceração. Talvez fosse aquela a razão de ele não ter amigos, com exceção de Jorge e de mim, pois quem fosse amigo seu tinha que estar pronto para suportar algumas coisas."


"Embarquei no Trem Noturno para Lisboa" no Blog de Miriam Leitão

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...