quarta-feira

O eterno dilema do facebook!

Sempre ouvi amigos reclamando sobre o site, coisas do tipo: está muito chato, já sofri desentendimentos com o namorado, é uma invasão de privacidade, e por aí vai...Também já vi gente que usa assiduamente o site de relacionamento, mas diz pra você que não gosta, com aquela mesma cara do típico: eu não vejo novela da globo, que é um assunto muito bom pra outra hora.
O que quero refletir é como as pessoas usam ou enxergam esse site, com base no meu ponto de vista, de uma verdadeira viciada. O facebook virou um canal de expressão, é uma maneira de estar batendo papo numa mesa de bar com amigos, onde você coloca na roda assuntos para serem discutidos. Ou polemizados, o que muitas vezes é o meu caso.
Algumas pessoas usam de uma maneira nada positiva, não querem aparecer mas azedam todo e qualquer post. Nada contra os típicos voyeurs, mas não me conformo com os politicamente corretos. Tenho amigos queridos politicamente corretos, mas é tão chato. Vamos combinar uma coisa: não existe família Doriana, aquilo é comercial de tv. 
Eu entendo o humorista Rafinha Bastos quando diz que o Brasil está ficando difícil demais pra ouvir piadas, as pessoas estão se ressentindo demais, rindo menos de si mesmas. Onde era pra ser engraçado vira hostil. você se sente obrigado a pisar em ovos porque ali tem família, amigos quadradinhos, pessoas do trabalho. Então vamos bloquear todo mundo! As pessoas adicionam o fulano, conhecido na noite passada e portanto precisam manter o decoro. Já é tão difícil lidar com quem te conhece há anos e ainda assim te censura! Te interpreta mal.
Aliás é outra coisa bem difícil de lidar na internet, a má interpretação, a distorção da sua voz. Você não tem o calor humano, o tom de voz, o olhar, precisamos levar isso em conta antes de nos incomodarmos com o comentário alheio. As pessoas estão vendo cada vez menos o lado bom das coisas, o lado positivo, o lado feliz. Ta todo mundo tão amargurado assim? Parece que tá todo mundo voduzando todo mundo! Relaxem pessoas! Existe gente feliz e que está cansada de tanta hipocrisia. Tem gente que quer mesmo ser feliz e rir de si mesmo.
Já ouvi que podemos optar por ser feliz. É só uma questão de querer. Deve ser por aí mesmo. Você já percebeu que quando planta gentileza colhe gentileza?
Depois de tudo isso fico pensando no meu jeito de ver o meio como um canal de expressão. Tenho um amigo que definiu incrivelmente: o facebook é uma cidadezinha de interior em proporções globais. Talvez eu não me conforme mesmo com o pensamento de cidadezinha do interior, nem na internet. Talvez esteja na hora de repensar e procurar outros canais pra escrever o que penso sem precisar escrever um texto sobre o assunto.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...