quinta-feira

As Neves do Kilimanjaro, 2011 - de Robert Guédiguian





As Neves do Kilimanjaro foi baseado no poema "Os Pobres" de Victor Hugo. Gostaria de escrevê-lo aqui. Morri de procurar o poema na internet, mas como a rede não costuma ser tão fértil para assuntos desse tipo, não consegui achar. Creio que se tivesse procurado os últimos escândalos nacionais estariam todos lá, nas primeiras páginas do Google.

Bem, o filme é lindo, fala da maior de todas as virtudes que é ter um coração puro, amar, fazer o bem. Fazer o bem quando ninguém está te olhando, ação desprovida de vaidade ou necessidade de reconhecimento.
Nos faz pensar também em como um acontecimento pode ter significados completamente diferentes para cada pessoa, despertando em cada uma sentimentos opostos, tantos pontos de vista tão cheios de razões em si.

Também é emocionante ver o casamento entre aqueles dois personagens. Casamento no sentido de serem cúmplices, companheiros. Se conhecerem ao ponto de saber que o outro vai concordar incondicionalmente com o que o parceiro está fazendo em segredo. Relações de verdade, que não costumam acontecer tão facilmente hoje em dia. Relações onde se enxerga quem está do seu lado, consegue dar para o outro o que ele precisa alguns segundos antes que ele peça. Coisas que hoje em dia são vistas como romantismo, mas que nas relações de verdade são a base para que o casal consiga existir como casal.

Filme para guardar no coração para os dias que precisamos de esperança.





Um comentário:

Leo|mascaro disse...

Lindo texto e lindo filme. Simples, puro, tocante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...